segunda-feira, 20 de julho de 2009

Carta aberta Diversidade Joinville


Joinville, 27 de junho de 2009
É com prazer que segue o conteúdo da Carta Aberta, redigida no dia 27 de junho com aproximadamente 40 pessoas, entre elas representantes do movimento civil, governo, iniciativa privada e população de Joinville e região.

Primeiro Momento: Contextualização

Entres os dias 21 e 28 de junho de 2009, ocorreu a 1ª Semana da diversidade em Joinville. Trata-se de uma oportunidade significativa de dar visibilidade e voz a segmentos importantes da sociedade que tem dificuldade de expressar suas expectativas num estado que deveria ser a priori, laico e pluralista.

Foi uma iniciativa, a princípio, muito debatida. Houve dúvidas quanto à adesão das pessoas as idéias e lutas, contudo, logo nos primeiros dias, foram disputados ingressos em salas de teatro lotadas, também foram preenchidas todas as cadeiras do teatro Juarez Machado; mesmo em atividades de caráter mais acadêmico, cidadãos e diversos segmentos sociais estavam presentes e atuantes nas discussões, superando todas as expectativas. Pode-se estimar a presença de mais de duas mil pessoas nas atividades, o que confirmou o caráter politizante, educativo e cultural da semana.

Tais adesões mostram que joinvilenses carecem e anseiam por terem voz e debaterem tais temas. Devido a isso, o movimento pontua essa semana da diversidade como a primeira grande ação de visibilidade, sem restringir apenas há uma semana, mas a transformar o cotidiano da cidade. Há necessidade de se formar mais debates e espaços durante o ano todo.

Digno de nota também, foram as exposições de painéis que discutiam a evolução do movimento LGBT no Brasil e no mundo. Esse material foi fruto de estudos e será compartilhado com toda comunidade em geral.

É com felicidade que constatamos a cobertura competente de parte da imprensa que soube registrar os eventos sem se deixar levar pelo mero senso comum. Infelizmente nem tudo foi tão fácil. Diversas polêmicas na sociedade se originaram; vale ressaltar entre elas, o triste episódio da discussão na câmara de vereadores em sessão extraordinária do dia 25 de junho de 2009.

Apesar de entendermos a discussão como algo salutar a construção de qualquer democracia, consideramos que tal episódio denuncia a necessidade de ações educativas efetivas e que culminem no respeito à diversidade que constitui a cidade de Joinville.

Parabenizamos e enaltecemos o apoio de toda comunidade envolvida para com os corajosos esforços da Fundação Cultural, do Grupo Vida e da Associação Arco Íris em nível local; assim como o Movimento Catarinense “MCLGBTTI” em nível estadual, nas ações da construção de uma sociedade mais igualitária para tod@s.


Segundo Momento: Metas e Ações

No início do ano foi criada uma comissão de diversos segmentos sociais que se responsabilizou pela organização da “Semana da Diversidade”. Com o sucesso da primeira “Semana da Diversidade”, viu-se a necessidade da continuidade dos trabalhos. Para melhor responder essas demandas, seguem os encaminhamentos:

1. Constituição de um fórum permanente de discussão;
2. Criação de um cronograma anual com diversas atividades relacionadas à diversidade, sem recorte populacional, com atividades realizadas em conjunto;
3. Participação e representatividade do movimento social nos conselhos municipais, conferências, academia, fóruns e secretarias;
4. Articular junto com a academia para a realização de pesquisas locais para coleta de dados e informações sobre a população LGBT e análise e produção de materiais informativos e formativos.
5. Criação e\ou consolidação de núcleos:
Captação de Recursos,
Travestis e Transexuais,
Comunicação,
Assistência e Apoio para redução de vulnerabilidade social.
6. Buscar através de projetos e parcerias, recursos e estrutura para a realização e continuidade do movimento “Diversidade Joinville”;
7. Implantar o Plano LGBT nacional, em âmbito local.
8. Levar para as empresas os debates de gênero e diversidade;
9. Participar ativamente de eventos da comunidade acadêmica, cujas temáticas perpassem pelas discussões sobre as diferenças;

fonte: www.diversidadejoinville.com.br

Nenhum comentário: